terça-feira, junho 07, 2011

Novidades da Apple

O que você precisa saber sobre o iCloud, da Apple


O backup automático de informações na nuvem pode impactar o mercado empresarial.

Redação da Computerworld/ES
Nesta segunda-feira, 06/06, durante a sua apresentação na Conferência Mundial de Programadores da Apple, a WWDC 2011, Steve Jobs admitiu que o MobileMe, antigo serviço de armazenamento de conteúdos multimídia online da Apple, já não está em seus melhores momentos. Apesar disso, prometeu que a empresa vai recuperar o tempo perdido com o novo serviço iCloud, que armazenará documentos, fotos e músicas na nuvem e os disponibilizará automaticamente em todos os dispositivos que utilizam o iCloud. Estes são três aspectos importantes neste lançamento, tanto para o consumidor final como para as empresas.

O iCloud substitui o MobileMe e acrescenta novas funcionalidades, gratuitas, como o iCloud Storage, que armazena todos os documentos criados usando APIs iCloud Storage, e automaticamnte faz “push” deles para todos os dispositivos. Os utilizadores dispoêm de até 5 GB de armazenamento grátis para o seu email, documentos e cópia de segurança. Embora o armazenamento necessário para o Photo Stream não conte para esse total de 5 GB (os utilizadores vão poder comprar mais espaço de armazenamento).
Três novos aplicativos são parte do iCloud. Documents in the Cloud enviam documentos do iWork para a nuvem, onde são sincronizados com todos os seus aparelhos. O Photo Stream permite aos usuários sincronizar fotos feitas em um aparelho com outros. O iTunes in the Cloud permite que os usuários acessem músicas já compradas na iTunes Music Store e as baixem em até 10 aparelhos.

O iCloud Photo Stream faz o “upload” automaticamente das fotos tiradas ou importadas de outro dispositivo, e as envia tambémem modo “push”, sem cabos, para outros dispositivos e computadores. O iCloud armazenará cada fotografia na nuvem durante 30 dias. Finalmente, o iTunes permitirá descarregar as músicas que se compraram anteriormente no iTunes em todos os dispositivos iOS, sem custo adicional, e as novas compras de música também poderão ser descarregadas de forma automática para todos os dispositivos.

Ainda que a maioria dos aspectos antes mencionados se refira ao mercado do consumo, eles também afetam muitos profissionais, já que, como se viu nos últimos anos, são muitos os executivos que querem acessar seus dados e o correio corporativo a partir dos seus iPhones, Droids e Evos, assim como dos BlackBerrys. Neste sentido, os profissionais dos departamentos de TI terão que trabalhar para que o acesso aos dados corporativos do iPhones e iPads seja seguro, e terão que preparar-se para que haja funcionários que passem para a nuvem dados ou imagens das suas empresas. Por outras palavras, os departamentos de TI terão que encontrar uma fórmula para que documentos ou fotografias empresariais não sejam realizados para o iCloud.

O objetivo da Apple desde há muito tempo tem sido que se use o computador como um dispositivo para aplicações pessoais e de entretenimento doméstico (para ouvir música, ver filmes, navegar na Web ou telefonar…). Com o iTunes, iPod, iPhone e iPad, a Apple conseguiu finalmente criar uma linha de produtos que atuam complementares aos seus computadores. O que é também de notar é que a Apple conseguiu êxito, como realçam os analistas da Informa Telecoms and Media, em segmentos de mercado onde a filosofía de código aberto exemplificada por empresas como a Google, cuja plataforma móvel Android pode ser modificada pelos fabricantes de dispositivos e personalizada para diferentes dispositivos, é forte. Um feito que demonstra, asseguran os mesmos analistas, “que o controle de ferro exercido pela Apple no seu ecossistema de dispositivos foi concebido para algo mais do que apenas funcionar. Apesar de ter sido muito criticada no passado por isto, se a Apple demonstrar que o iCloud funciona, dará um forte impulso para os ecossistemas proprietários”.

Fonte: cio.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário